Tags

, ,

A alimentação é inerente ao homem e como vimos, sua história permeia e serve de plano de fundo para a história da Humanidade. Ainda assim a preocupação na formação de profissionais especializados na área, no Brasil, é bastante recente. Data-se de 1964 a primeira escola de formação técnica profissional para cozinheiros, (notem que na época de Carême já tinham escolas tradicionais na Europa). Apenas em 1990 com a chegada de cozinheiros famosos e a abertura dos portos que a cozinha começa a ganhar status. Na ultima década no século XX cursos de gastronomia começam a aparecer, principalmente nas cidades de Rio e São Paulo.

Muitas pessoas pensam que ao fazer um curso superior na área dos “prazeres culinários” a única meta é ser Chef de Cusine. Engana-se ainda aquele que faz um curso pensando que será Chef ao sair da faculdade. Fazer cursos e se especializar são pontos positivos, mas o caminho continua! É necessário muita dedicação e boa capacidade de comunicação. O cargo superior da cozinha não é ocupado pelo melhor cozinheiro e sim por aquele que se destaca na liderança.

Cursos superiores em gastronomia formam gastrônomos, não necessariamente restritos a cozinha. Deixo uma pequena lista de profissões dos formandos em cursos superiores de gastronomia:

  • Crítico: responsável por analisar o sabor, a harmonia e a apresentação.
  • Consultor: pessoa que possui destaque suficiente para influenciar outras.
  • Gerente: aquele que gerencia qualquer estabelecimento na área de “alimentos & bebidas”.
  • Jornalista: sim, isso mesmo! Cada vez mais aparecem mais colunas e revistas que falam sobre o tema.
  • Cozinheiro: não podia faltar! Notem que não é chef e sim cozinheiro.

Hoje em dia a procura por especialistas está cada vez maior, porem um cozinheiro pode ser o melhor na arte de “filetar” (cortar em fillets) e um confeiteiro o melhor artista da casa, mas nunca chegarão a ser Chef da cozinha. Os cursos ajudam nessa especialização, mas o formando será um GASTRÔNOMO. Apenas com o tempo, prática e experiência o recém formado irá definir sua profissão, se estabelecer e quem sabe ser nomeado Chef.

.

Cainã Freitas

About these ads